EUA comemora hoje, 4 de Julho, o 234º aniversário da sua Independência.

bandeira_euaNesta data, em 1776, treze colónias britânicas na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação.

A independência foi oficialmente reconhecida pela Grã-Bretanha no Tratado de Paris. Desde então, a nação desenvolveu-se gradualmente, tornando-se uma super-potência, após o fim da Segunda Guerra Mundial, e passou a exercer grande influência económica, política, científica, tecnológica, militar e cultural no mundo.

O país tem uma república federal, com um sistema democrático de governo e presidencialista, isto é, o Presidente dos EUA é Chefe de Estado e de Governo. Como instituições governamentais existe o Senado e o Congresso.

A sua constituição, de1787, é composta por sete artigos fundamentais e 22 aditamentos.

O país, frequentemente referido pelas siglas USA ou US (em inglês) e EUA (em português), é composta por cinquenta estados e um distrito federal.

A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da América do Norte, possui fronteiras terrestres com o Canadá e com o México, e restante do país limita-se com o oceano Pacífico, o mar de Bering, o oceano Ártico, o golfo do México e o oceano Atlântico.


Dos 50 estados, apenas o Alasca e o Havaí não são contíguos com os outros 48, nem entre si. Os Estados Unidos também possuem diversos territórios, distritos e outras possessões em torno do mundo, primariamente no Caribe e no oceano Pacífico.

Cada Estado possui um nível de autonomia local, de acordo com o sistema federal. Ocupa uma área total de 9.363.488 km2, tem como capital  Washington, e situa-se a 200 quilómetros da costa atlântica, no distrito da Colúmbia.

Os Estados Unidos apresentam uma flora e fauna diversa, tem áreas bastante rochosas, como por exemplo o emblemático Grand Canyon, como também áreas de vegetação, propícias a uma agricultura rica e de igual modo áreas secas, mas ao mesmo tempo benéficas para determinadas actividades.

O clima do país é diversificado, devido à situação geográfica a que o país está exposto, com variantes como o subtropical, no Sul, e o mediterrâneo no sul da Califórnia. Quanto às temperaturas, estas variam de -3 a 6°C, em Janeiro, e de  20-31°C ,em Julho, na capital Washington.

Os maiores e mais importantes lagos dos EUA são: Lake of Woods, Agassiz, Bonneville, Champlain, Erie, George e Michigan.

Em relação aos rios, dos muitos que existem, os maiores e mais importantes são: Mississippi, Missouri, Yokon, Arkansas, Colorado e Columbia.

O emblema dos Estados Unidos é composto por uma águia americana que trás consigo a expressão latina "E pluribus Unum", que significa " para todos, um" ou " de todos, o primeiro".

Em 21 de Agosto de 1959, o Presidente Eisenhower adoptou a bandeira final dos EUA, que consiste em 13 faixas (7 encarnadas e 6 brancas -  que são as 13 primeiras colónias americanas) e 50 estrelas, que representam os actuais 50 estados norte-americanos.

O Hino " The Star Spangled Banner" foi aprovado por acto de Congresso em 3 de Março de 1931, como hino nacional dos EUA. Foi escrito pelo advogado e poeta americano Francis Scott Key a bordo da fragata British, durante o bombardeamento britânico em Baltimore, Maryland, em 1814.

A sua moeda é o dólar americano, que se divide em 100 cêntimos.

Nos últimos censos (2000) a população norte-americana era de 281.4 milhões de habitantes.

A diversidade está patente na caracterização religiosa da população norte-americana, nomeadamente cristã, 32%, protestante,  22%, católicos, 3%, judaica, 2%, ortodoxa, 1%, e muçulmana. Estes valores tendem a variar.

Oficialmente, a língua dos EUA é a inglesa, mas devido a grande diversidade de etnias existe neste país, uma cultura linguística enorme, possibilita que se falem todas as línguas existentes no Mundo.

Os desportos americanos mais praticados e os que mais têm levado o nome americano nos altos pódios mundiais são: basquetebol, atletismo, basebol, natação e ténis.


O actual presidente é Barack Obama, 44º e primeiro afro-americano a ser eleito presidente dos EUA, e tem como vice-presidente Joe Biden.


Dos 44 presidentes, o primeiro foi George Washington, que dirigiu os destinos do país de 30 de Abril de 1789 a 04 de Março de 1797. Passaram pela presidência 17 republicanos, 16 democratas, quatro democratas/republicanos, um federalista e o restante sem partido.