Censo eleitoral prolongado no Burundi

burundi2bO recenseamento dos Burundeses em idade de votar nas próximas eleições gerais de meados de 2010 será prorrogado para mais dois dias suplementares a fim de permitir aos atrasados votarem, soube-se de fonte próxima da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

O recenseamento iniciou-se a 21 de Janeiro último e deveria durar até 7 de Fevereiro se não tivesse vários dias de atraso no calendário inicial devido a problemas logísticos, segundo o presidente da CENI, Pierre Claver Ndayicariye.

"As operações de inscrição vão então prosseguir até 9 de Fevereiro para compensar um pequeno atraso de dois a três dias nalguns casos", precisou.

O chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, contribuiu, do seu lado, para o bom desenrolamento do recenseamento eleitoral ao proclamar o dia da próxima segunda-feira "feriado" a fim de permitir aos funcionários que ainda não se inscreveram na lista eleitoral ter o tempo suficiente para o fazer nos diferentes centros instalados nos quatro cantos do país.

Sobre a evolução desta operação que vai brevemente terminar, as cifras da CENI apontam para dois milhões 492 mil 969 pessoas inscritas até 4 de Fevereiro de 2010.

As previsões anunciam pelo menos quatro milhões 200 mil Burundeses em idade de votar em 2010, contra três milhões 100 mil em 2005.