Crise na Costa de Marfim

costamarfimDepois de duas semanas de protestos e incidentes na Costa do Marfim, o primeiro ministro Guillaume Soro apresentou um novo governo. Mas a situação naquele país africano continua tensa e instável.

Pelo menos três pessoas foram mortas na Costa do Marfim, durante mais um dia de protestos nas ruas. Os manifestantes estão revoltados com a decisão do Presidente Laurent Gbagbo de dissolver o governo e a comissão eleitoral.

A maior cidade da Costa do Marfim, Abidjan e outras localidades do país têm sido palco de protestos quase diários desde que o Presidente Laurent Gbagbo dissolveu o governo e comissão eleitoral há mais de dez dias. Foram ouvidos tiros depois das autoridades tomarem conhecimento de manifestações em pelo menos dois bairros de Abidjan.

Os manifestantes confrontaram-se com as forças de segurança num subúrbio a norte da cidade, Abobo. Sidibe Sekou vive nesta área: "Eles começaram a lançar gás lacrimogéneo sobre a multidão. Chegaram em camiões e com capacetes e as pessoas começaram a correr de regresso a casa."

{flexiaudio}9377{/flexiaudio}