Faure Gnassingbé é reeleito presidente do Togo com 60,9% dos votos

Faure_GnassingbeO presidente do Togo, Faure Gnassingbé, foi reeleito com 60,9% dos votos, segundo os resultados provisórios publicados no sábado pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Segundo os resultados anunciados pelo presidente da CENI, Taffa Tabiou, o presidente conseguiu um total de 1.243.444 votos, seguido por Jean-Pierre Fabre da União das Forças pela Mudança (UFC) com 692.584 votos. Já Yawovi Agboyibo foi o terceiro candidato mais votado, com 60.388 votos.

"O candidato Faure Gnassingbé é declarado eleito provisoriamente" presidente da República, declarou Taffa Tabiou. A Corte Constitucional, máxima instância judicial proclamará os resultados definitivos após examinar os recursos dos candidatos.

Após a proclamação dos resultados, dezenas de simpatizantes da UFC protagonizaram manifestações na capital, Lomé, para denunciar fraudes nas eleições. As forças de segurança dispersaram as manifestações com bombas de gás lacrimogêneos.

Segundo a CENI, 2.119.829 eleitores (64,68%) foram às urnas na quinta-feira passada. De acordo com a missão de observação da União Europeia, as eleições que transcorreram com calma e sem incidentes.