A Nigéria não tem paz.

nigeria_violenciaCentenas de pessoas morreram após um violento ataque a vilarejos nas proximidades de Jos, no centro do país. Os serviços de segurança na região estão em estado de alerta máximo, as tensões entre muçulmanos e cristãos aumentam.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon exortou os nigerianos a enterrar de vez as causas da violência em Jos, que em Janeiro deste ano já foi palco de conflitos interreligiosos


E o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, manifestou esta segunda-feira «dor e preocupação» pelos «horríveis» episódios de violência na Nigéria, onde mais de 500 pessoas foram mortas em ataques praticados, no final de semana, por criadores de gado muçulmanos.
Lombardi não quis comentar a natureza religiosa dos confrontos.

O porta-voz do Vaticano reiterou as palavras do arcebispo nigeriano da capital Abuja, John Onaiyekan, que assegurou numa entrevista à emissora de rádio da Santa Sé que «não se mata por causa da religião, e sim por reivindicações sociais, económicas, tribais e culturais».

Os ataques, coordenados segundo as testemunhas, foram registados no sábado à noite em três aldeias ao sul de Jos, capital do estado de Plateau.

{flexiaudio}9670{/flexiaudio}

Em três horas, pelo menos 500 pessoas foram massacradas, entre elas muitas mulheres e crianças.
O ataque foi cometido por criadores de gado da etnia fulani, de maioria muçulmana, contra os berom, uma etnia que segue a religião cristã.