Jacob Zuma é aguardado em Zimbabwe.

jacob-zumaO Presidente sul-africano, Jacob Zuma, é aguardado terça-feira no Zimbabwe para tentar desbloquear o acordo de partilha do poder neste país, soube a Pana segunda-feira de fonte oficial.


O chefe de Estado sul-africano é o medianeiro da Comunidade de Desenvolvimento da África Autral (SADC), que conseguiu levar o Presidente zimbabweano Robert Mugabe a partilhar o poder com os seus adversários no seio dum Governo de Coligação formado em 2009.


O seu principal opositor, Morgan Tsvangirai, que ocupa o posto de primeiro-ministro no Governo de união, acusa Mugabe de monopolizar o poder e de violar as disposições do acordo.


Esta situação levou a SADC a pedir a Zuma para desempenhar o papel de medianeiro com vista a resolver esta divergência, que levou Tsvangirai a retirar-se parcialmente do acordo de partilha do poder no ano passado.


As negociações estão bloqueadas desde então e Zuma deverá ajudar as duas partes a sair do impasse.


Segundo fontes diplomáticas, Zuma, que acaba de regressar de Londres (Inglaterra), poderá igualmente levar uma mensagem da Grã-Bretanha aos líderes zimbabweanos.