Cantor Youssou Ndour anuncia engajamento nas presidenciais de 2012

youssou_ndoO cantor senegalês Youssou Ndour declarou em Paris a sua intenção de mobilizar votos a favor de um candidato durante as próximas eleições presidenciais de 2012 no seu país.

"Não posso e não quero ser presidente do Senegal. Vou apelar contudo para o voto a favor de um dos candidatos em competição nas presidenciais", declarou numa reunião com estudantes de Ciência Política em Paris.

O artista-músico que é igualmente chefe de empresa indicou, no entanto, que ele vai tomar posição abertamente depois de ler o programa de cada um dos candidatos.

A vedete da música moderna senegalesa anunciou ainda a criação de um movimento cujo principal objetivo será participar do despertar das consciências no Senegal.

"Tenho a intenção de fazer viagens pelas regiões do Senegal para ajudar os meus compatriotas a compreender o sentido do seu voto. Quero ajudar-lhes a compreender quem são os candidatos que pedem a sua confiança. Donde vêm e o que fizeram antes?", prosseguiu, informa a imprensa.

Sobre as suas relações com o poder senegalês, Ndour assegurou não ter nenhum "problema pessoal" com o presidente Abdoulaye Wade.

"O Presidente Wade está preocupado com o meu projeto de criar a cadeia de televisão TFM. Devo dissipar toda a ambiguidade: essa cadeia não será dirigida contra o seu regime. Será, como o resto dos órgãos do meu grupo de imprensa, a voz dos sem-voz", insistiu.

Com 51 anos de idade, Youssou Ndour é uma personalidade engajada na democracia e em causas humanitárias. É embaixador de boa vontade da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).