Morreu presidente nigeriano Umaru Yar'adua.

goodluckemposamentoO Presidente nigeriano, Umaru Musa Yar'Adua, morreu quarta-feira à noite, soube a imprensa de fontes concordantes em Lagos, a capital económica do país.

Umaru Musa Yar'Adua, de 59 anos de idade, eleito na Magistratura Suprema em Maio de 2007, sucedeu ao antigo Presidente Olusegun Obasanjo.

Membro do Partido Democrático Popular (PDP), o defunto foi governador do Estado de Katsina de 1999 a 2007 antes da sua eleição à frente do país.

 

A sua ausência do país desde Novembro de 2009, por razões de saúde suscitou vivas polémicas no seio da classe política, nomeadamente a respeito da Presidência interina assegurada desde Fevereiro de 2010 pelo seu substituto constitucional, o Vice-Presidente Goodluck Jonathan.

Goodluck Jonathan já prestou juramento como Presidente e chefe supremo das Forças Armadas nigerianas, sucedendo assim a Umaru Yar'Adua, falecido aos 59 anos de idade, na sequência duma prolongada doença.

 

O presidente do Tribunal Supremo da Nigéria, Alloysius Katsina-Alu, dirigiu a cerimónia de prestação de juramento de Jonathan, que terá 53 anos de idade em Novembro.
O novo chefe de Estado nigeriano indicou imediatamente após a cerimónia que as suas prioridades serão a boa governação, a reforma eleitoral e a luta contra a corrupção.
Falando do seu predecessor, ele declarou ter recebido a notícia da sua morte com "um grande sentimento de perda e profunda tristeza", descrevendo Umaru Yar'Adua como "um homem profundamente íntegro e duma humildade rara".
O novo Presidente convidou os seus compatriotas a manter-se corajosos.
A breve cerimónia, organizada na sala no Palácio Presidencial, em Abuja, decorreu na presença de responsáveis da Assembleia Nacional, nomeadamente o vice-presidente do Senado, Ike Ekweremadu; e o presidente do Parlamento, Dimeji Bankole.
Os governadores dos diferentes Estados, os ministros, o chefe do Estado-Maior- General das Forças Armadas, os chefes de serviço e principais assistentes do Presidente assistiram igualmente à tomada de posse.