França ajuda Burundi na organização das eleições gerais.

burundi-franaO Governo francês concedeu ao Burundi uma ajuda financeira de 900 mil euros para a organização das diferentes eleições previstas para os próximos quatro meses, soube-se em Bujumbura.

O Burundi organizará eleições autárquicas, presidenciais e legislativas, até Setembro próximo, cujo custo se estima oficialmente em 43 milhões de dólares americanos.

A campanha eleitoral para as eleições autárquicas iniciou-se quarta-feira para durar duas semanas, colocando em competição 23 dos 44 partidos políticos oficialmente reconhecidos.
...
O primeiro Vice-Presidente da República do Burundi, Yves Sahinguvu, vai representar a Unidade para o Progresso Nacional (UPRONA) nas eleições presidenciais de 28 de Junho de 2010 para as quais estão já inscritos 16 candidatos, soube-se de fonte próxima do antigo partido único.

A escolha foi feita durante uma sessão extraordinária do Comité Central da UPRONA, elevando assim para 17 o número de candidatos já declarados para disputar a magistratura suprema do Burundi.

O Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, é igualmente candidato à sua própria sucessão no termo dum primeiro mandato de cinco anos renovável uma vez, segundo a Constituição em vigor no país.

As eleições gerais deste ano começam a 21 de Maio corrente pelas comunais, e a campanha sobre este escrutínio na base arranca a 5 do mesmo mês para durar 15 dias.

Cerca de 23 dos partidos políticos aprovados no Burundi e cinco independentes já apresentaram listas de candidatos para as comunais de Maio próximo.

Uma série de outras eleições vai ter lugar até ao mês de Setembro próximo e vai abranger as parlamentares bem como as eleições de colinas.

Trata-se das segundas eleições gerais pós-conflito no Burundi que tenta sair das agonias de mais de uma decáda de guerra civil para restabelecer uma vida democrática normal e apaziguada.