Oposição ivoiriense rejeita relançamento do processo eleitoral.

Alphonse_Djdj_MadyA oposição ivoiriense, reunida no seio da Coligação dos Houfouetistas para a Democracia e Paz (RHDP), rejeitou quinta- feira à noite o relançamento do contencioso anunciado para 10 de Maio próximo, alegando não ter sido associada à tomada desta decisão, soube a PANA de fonte partidária.

"A RHDP não foi associada à tomada das decisões anunciadas", declarou o presidente do diretório da RHDP, Alphonse Djédjé Mady, no termo duma reunião de emergência que levantou várias outras queixas.

Além disso, uma Frente para Eleições Urgentes (FEU) foi instaurada quarta- feira pela coligação composta pela RHDP, pelo Partido Ivoiriense dos Trabalhadores (PIT) e pela União para a Paz na Côte d'Ivoire (UPCI) de Gnamien Konan para reclamar pela organização das eleições o mais rápido possível.


Entretanto...O porta-voz da Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI), Hamadoun Touré, convidou quinta-feira os actores políticos ivoirienses a avaliar todos os parâmetros necessários para o relançamento das operações de verificação dos dados da lista eleitoral provisória.

Falando num briefing semanal com a imprensa, Touré exprimiu o seu optimismo sobre esta operação apesar das divergências observadas no início.

O relançamento do tratamento do contencioso interrompido desde 10 de Fevereiro passado foi anunciado para 10 de Maio corrente, depois de longas sessões de trabalho entre a Comissão Eleitoral Independente (CEI), o Gabinete do primeiro-ministro (Primatura) e os partidos políticos.

Com efeito, a Primatura publicou quarta-feira o guia metodológico das reclamações adoptadas e assinadas por todas as estruturas de identificação.

O tratamento dos recursos relativos às inscrições dos eleitores deverá permitir estabelecer a lista eleitoral definitiva com vista à organização das presidenciais na Côte d'Ivoire.