Poetisa nigeriana vem a Angola a convite da união dos escritores

Toyin_NigeriaA poetisa nigeriana Toyin Adewale Gabriel vem a Angola na próxima semana a convite da união dos escritores angolanos (UEA) a fim de participar em actividades em alusão ao Dia da África, assinalar-se a 25 deste mês.

A responsável da Associação dos Escritores Nigerianos proferirá uma palestra, no dia 28, na sede da UEA, em que abordará matérias sobre a literatura e o papel das mulheres nigerianas nesse campo artístico.

Segundo uma nota de imprensa da UEA chegada à Angop, a escritora nigeriana, que tem chegada prevista para Luanda no dia 26, falará ainda no dia 31 com estudantes da Universidade Katiavala, em Benguela, sobre a literatura nigeriana e as condições do seu desenvolvimento.

Ainda em Benguela, Toyin Adewale Gabriel testemunhará a apresentação, no referido local, da representante nas terras das acácias rubras da UEA, a escritora Paula Russa.

Paralelamente a estas actividades, a convidada da UEA oferecerá alguns exemplares de livros de escritores nigerianos para a biblioteca da UEA que os traduzirá e editará, para o público leitor angolano. Mesmo procedimento terá a representante dos escritores nigerianos dos livros que receberá da União dos Escritores Angolanos.

Toyin Adewale-Grabiel nasceu em Ibadan, na Nigéria, tendo um legado que inclui as obras "Naked Testimonies", 1995, "Breaking The Silence", 1996, "Die Aromaforscherin", 1998, "Flackernde Kerzen", 1999, "25 New Nigerian Poets", 2000 e "16 Nigerian Women Short Stories?, 2005.

Toyin Adewale-Gabriel é Mestre em Literatura Inglesa pela Universidade de Obafemi Awolowo, Ife-Ife, Nigéria.

Em 1995, o seu livro "Naked Testimonies" ganhou uma menção honrosa nos prémios de poesia da Associação de Autores Nigerianos (ANA) e em 2001, o seu poema "Shelter of Rain" ganhou o terceiro prémio na Sociedade Musical de Prémios de Poesia da Nigéria.

Em 2000, participou na Poesia Africana, em Durban, em 2001 participou na Poesia Internacional, em Roterdão (Holanda), e no Festival Internacional de Artes e Ideias em New Haven, Connecticut (Estados Unidos da América).

Igualmente, ganhou o prémio de contos do Liberty Merchant Bank. Foi-lhe ainda conferido o Prémio de Excelência de Escrita Criativa pela Awo Varsity Literary e pela Sociedade de estudos Ingleses.

É membro da Akademie Schloss Solitude e tem sido escritora residente em Villa Waldberta, Munique, Alemanha, e no Centro Báltico para Escritores e Tradutores Bisby, Suécia.

Já realizou conferências sobre o seu trabalho na Nigéria, África do Sul, Alemanha, Áustria, Holanda, Itália, Luxemburgo, Espanha e Estados Unidos da América.

Em 1991 fundou a Associação Mulheres Escritoras da Nigéria. Foi editora da revista da ANA (Associação de Autores Nigerianos), órgão oficial da ANA entre 1998-1999 e foi membro no Conselho Nacional Executivo da Associação de Autores e delegada pela Nigéria ao 73.º Congresso Internacional PEN, alizado em Dacar, Senegal, em 2007.

Actualmente é editora de poesia da Revista de Artes Internacionais e presidente do Comité do PEN Internacional para a Nigéria.

O seu trabalho está traduzido para o alemão, francês, italiano e turco.