Sul-africana vence Prémio Jornalista Africano do Ano CNN MultiChoice 2010

premioA jornalista sul-africana da cadeia televisiva ETV, Sam Rogers, foi a vencedora da décima quinta edição do prémio "jornalista africano do Ano CNN MultiChoice" que este ano teve como palco a cidade de Kampala (Uganda).

A jornalista concorreu com uma reportagem que retracta com objectividade e clareza a discriminação de que são alvo os albinos na Tanzânia.

Sam Rogers apresenta na reportagem uma história comovente onde os albinos são mortos para supostamente os seus órgãos serem convertidos em medicamentos para a cura de várias doenças.

É a segunda vez que a jornalista ganha um prémio do género. A primeira vez ocorreu em 2001.

O jornalista angolano Sebastião Vemba venceu na categoria de notícias gerais de língua portuguesa com uma série de reportagens "Adeus Ilha", um total de três peças sobre os desalojados do Bairro Benfica na Ilha de Luanda para o Zango, publicadas pelo semanário "Novo Jornal".

Este ano, a competição reconhece a excelência em 18 categorias, destacando-se o prémio do Turismo, Arte e Cultura, Economia e Negócios, Desporto, Meio Ambiente, Imprensa Livre, Saúde e Questões Médicas.

Reconhece ainda o Prémio para Notícias Generalizadas em Língua Portuguesa, Prémios Francófonos para Notícias Generalizadas (Imprensa, TV/Rádio), a Excelência da Reportagem sobre VIH/ SIDA em África, Melhor Artigo Publicado em Revista, Fotografia, entre outros.

O vencedor de cada categoria receberá um prémio monetário para além de um computador portátil, com modem e impressora enquanto o Jornalista Africano do Ano CNN MultiChoice 2010 recebe um prémio monetário adicional e uma viagem ao CNN Center em Atlanta.

Os finalistas do concurso participaram num programa que incluiu workshops, um fórum de meios de comunicação social, oportunidades de interagir e trocar informação com jornalistas experientes, chefes de redacção, líderes empresariais e donos de meios de comunicação social de todo o continente, culminando com a cerimónia solene de atribuição dos prémios.

O jornalista Ernesto Bartolomeu, da Televisão Pública de Angola, venceu em 2009 na categoria de língua portuguesa com uma reportagem de corte histórico sobre o Kuito Kuanavale, município da província angolana do Kuando-Kubango.

O Prémio Jornalista Africano do Ano CNN foi fundado em 1995 por Edward Boateng (outrora Director Regional Africano da Turner Broadcasting System Inc., empresa-mãe da CNN) e o falecido Mohamed Amin, no sentido de reconhecer e incentivar a excelência no jornalismo por toda a África.