Programa nuclear iraniano discutido no encontro de Genebra

iran programa nuclear.jpgOs representantes dos seis países envolvidos nas negociações sobre o programa nuclear iraniano e seu colega de Teerão decidiram nesta quinta-feira em Genebra "intensificar o diálogo".
 
As delegações, que se reuniram pela primeira vez em mais de um ano, concordaram em "intensificar o diálogo nas próximas semanas", e devem se reunir novamente antes do fim deste mês, explicou o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Javier Solana.

Além disso, em virtude de um acordo de princípio, "o urânio pouco enriquecido no Irão será exportado a outros países para ser totalmente enriquecido".
 
Rússia e França anunciaram ao mesmo tempo que estão dispostas a enriquecer o urânio iraniano.
 
Qualificando as discussões de início construtivo, a Casa Branca ameaçou nesta quinta-feira o Irão com novas sanções se utilizar este novo processo de diálogo para ganhar tempo para continuar desenvolvendo seu programa nuclear.
 
As conversas desta quinta-feira em Genebra permitiram amenizar um pouco a tensão provocada pela revelação da existência de um centro secreto de enriquecimento de urânio perto de Qom, pelos recentes disparos de mísseis iranianos e pelas múltiplas declarações contraditórias de Teerão.

Num gesto de conciliação, o presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, sugeriu ceder urânio pouco enriquecido a outro país para recuperar em troca urânio enriquecido em 20%, a quantidade necessária para alimentar um reactor de pesquisa.