Atentados matam 40 e ferem mais de 100 pessoas em dia de eleição no Iraque.

iraque_pequenoUma onda impressionante de ataques com morteiros, foguetes, granadas de mão e bombas em Bagdá e noutras partes do Iraque matou ontem pelo menos 40 pessoas e feriu mais de 100, mas não impediu que muitos iraquianos saíssem para votar na segunda eleição para o Parlamento - que escolherá o primeiro-ministro e o presidente - desde a invasão de 2003.


Não foram divulgados resultados nem dados nacionais de comparecimento. Mas, segundo os números apresentados pelas autoridades regionais, o ataque foi alto nas províncias que concentram a população sunita, que boicotou as eleições de 2005.

Os morteiros e foguetes tinham como alvo a chamada Zona Verde, onde se concentram edifícios do governo, o comando militar americano e embaixadas importantes como a dos EUA.

Mas muitos iraquianos acreditam que pelo menos parte desses ataques pode ter sido perpetrada por inimigos políticos do premiê Nuri al-Maliki, cujo trunfo nas eleições provinciais de Janeiro do ano passado foi a redução da violência.