Dia Mundial da Saúde

SAUDEHoje é dia mundial da saúde. Responsável governamental diz que Luanda é uma cidade doente. Profissionais da saúde pedem mais meios e incentivos para o trabalho

Hoje é o dia mundial da Saúde. O 7 de Abril recorda a data de criação da Organização Mundial da Saúde-OMS pelas nações Unidas. Neste ano a data é celebrada sob o lema "Urbanização e Saúde", pois quem hoje vive nas grandes cidades tem seguramente menos anos de vida com que contar, já dizem pesquisas.

Luanda não foge a regra e essa selva urbana onde a poeira, o lixo, as águas paradas, a escassez de jardins e o surgimento cada vez mais de espaços fechados, tornou-se numa cidade doente, conforme as palavras do responsável do Instituto de Planeamento e Gestão Urbana do GPL, Hélder José.

{flexiaudio}10170{/flexiaudio}

E ao nível de outras províncias do país a situação não é das melhores. O Oficial de Comunicação da Missão da Organização Mundial da Saúde em Angola, José Caetano diz que a saúde publica no país, de uma fora geral, é critica, uma vez que com a paz, aumentou o êxodo populacional para as cidades o que pirou as condições de habitação.

{flexiaudio}10105{/flexiaudio}

{flexiaudio}10233{/flexiaudio}

{flexiaudio}10210{/flexiaudio}

{flexiaudio}10178{/flexiaudio}

Hoje é o dia mundial da Saúde. A província do Kwanza Norte acolhe o acto central, que se comemora sob o lema "Urbanização e Saúde", soube-se hoje, terça-feira.

A intenção é celebrar a data dando maior ênfase, à criação de ambientes saudáveis, controlo dos factores de risco ambiental e protecção da saúde individual e colectiva pelos indivíduos, famílias e comunidades.