Angola volta a descer na tabela mundial de liberdade de imprensa

global_pressAngola volta a descer na tabela mundial de liberdade de imprensa. Do lugar 116, o país situa-se agora no ponto 119. Angola voltou a descer no "ranking" sobre liberdade de imprensa elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

No relatório, que congrega 175 países e foi divulgado por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado a 03 de Maio. Angola ocupa agora o lugar 119, contra o lugar 116 do ano 2008.


A queda de Angola não é a única entre os oito Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pois Cabo Verde caiu, no mesmo período, do lugar 36, para 44. Portugal desceu 16 lugares.


Subidas registaram o Brasil, que passou do 82.º lugar para o 71.º, e Moçambique, do 90.º para o 82.º, numa lista que é liderada por cinco países -- Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Noruega e Suécia, todos sem qualquer penalização (0,00 pontos).


A Guiné Equatorial, país que pediu a adesão à CPLP, situa-se na 158.ª posição, com o relatório dos RSF a lembrar que o único correspondente estrangeiro em Malabo passou, em 2009, quatro meses na prisão como resultado de uma acção judicial por difamação.
Os últimos cinco países do ranking sobre liberdade de imprensa no mundo, os únicos com mais de 100 pontos de penalização, são Birmânia, Irão, Turquemenistão, Coreia do Norte e Eritreia.


Os RFS são membros e fundadores da organização Intercâmbio Internacional pela Liberdade de Expressão (IFEX), uma rede mundial com mais de 70 organizações não governamentais de defesa da liberdade de expressão