O Grupo de Trabalho de Minotória do RPU condena a candidatura de Angola ao Conselho de Direitos Humanos.

direitos_humanos1405O Grupo de Trabalho de Minotória do RPU condena a candidatura de Angola ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

A coligação de diversas organizações não governamentais de direitos humanos considera numa carta dirigida ao Ministro angolano das relações exteriores uma alerta às nações unidas e ao próprio governo angolano sobre a resolução das questões fundamentais de direitos do homem que o país ainda não resolveu, como estabelece a resolução 60/251. Afirma O Coordenador do Conselho de Coordenação de Direitos Humanos Tunga Alberto.

As prisões arbitrárias, demolições e a perseguição da polícia às vendedoras de rua são alguns exemplos de violação grave dos direitos fundamentais do homem.

{flexiaudio}8970{/flexiaudio}

O Coordenador do Conselho de Coordenação de Direitos Humanos Tunga Alberto falando a propósito da candidatura de Angola como membro do conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas;

O Grupo de Trabalho de Minotoria do relatório de Avaliação do Sistema das Nações Unidas dos Países é constituído por cinco organizações, entre elas a Open Society e o Conselho de Coordenação de Direitos Humanos;

O Conselho foi criado em 15 de março de 2006 pela Assembleia Geral em substituição à Comissão de Direitos Humanos, que foi suprimida após 60 anos de trabalhos devido à crise de legitimidade. O Conselho é um organismo intergovernamental que faz parte do sistema das Nações Unidas. É composto por 47 Estados-membros responsáveis pelo fortalecimento da promoção e proteção dos direitos humanos no mundo.


Um de seus principais papéis é realizar um exame periódico universal sobre os direitos humanos em cada um dos 192 países-membros das Nações Unidas, além de realizar várias sessões ordinárias e extraordinárias entre seus membros para discutir as questões referentes ao tema.