Novo presidente da Somália hospedado no palácio após atentado

Novo presidente da Somália hospedado no palácio após atentado

O novo presidente somali, Hassan Cheikh Mohamoud, está agora hospedado no "Villa Somália", um complexo ultra-protegido, onde funcionam várias instituições governamentais, em Mogadíscio, depois de ter escapado, quarta-feira, de um atentado contra o hotel onde residia, segundo fontes oficiais, citadas pela AFP.

Questionado sobre o assunto, o porta-voz da força da União Africana (AMISOM), o coronel Ali Houmed, disse à AFP que o novo chefe de Estado encontra-se agora em Villa Somália.

Uma fonte dos serviços de segurança da Somália precisou à AFP que Hassan Cheikh Mohamoud foi levado quarta-feira à noite para Villa Somália, algumas horas depois do atentado.

Ele vai permanecer em companhia do seu antecessor, Sharif Cheikh Ahmed, que ele venceu segunda-feira na segunda volta, até a passagem de poder prevista para domingo, 16 de Setembro, disse essa fonte.

Hassan Cheikh Mohamoud foi investido alguns minutos depois da sua eleição, segunda-feira à noite, por mais de 70% dos votos dos cerca de 270 deputados somalis reunidos em Mogadíscio.

Ele saiu ileso quarta-feira de um ataque contra o hotel onde estava hospedado onde, desde segunda-feira, recebia os seus interlocutores somalis e estrangeiros.

Dois homens-bomba explodiram as portas do hotel, depois de tentarem entrar, e um terceiro foi morto a tiros por forças de segurança, enquanto o novo presidente falava numa conferência de imprensa na presença do ministro queniano dos Negócios Estrangeiros Samson  Ongeri.

Dois membros das forças somalís de segurança e um militar da UA morreram no ataque. Nenhum dos hóspedes do hotel ficou ferido.