Cientistas sul-africanos desenvolvem medicamento contra a malária

Cientistas sul-africanos desenvolvem medicamento contra a malária

Graças ao sucesso dos testes realizados em animais, cientistas da África do Sul podem ter descoberto um fármaco que combate os cinco tipos conhecidos da malária, uma doença que no continente africano mata uma criança a cada 45 segundos.

Os cientistas da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, anunciaram o desenvolvimento de um novo fármaco para combater a malária.

O medicamento, apresentado apenas pela sigla MB 390048, promete combater os cinco tipos conhecidos da doença com um único comprimido, tomado de uma só vez.

Uma descoberta baseada em testes realizados em animais, que mostraram que o microorganismo causador da malária – o protozoário Plasmodium – desapareceu do organismo após uma só dose do produto.

O fármaco ainda impede, ainda, que o mosquito Anopheles transmita a doença a outras pessoas depois de picar alguém infectado.

Em 2010, a Organização Mundial da Saúde registou mais de 216 milhões de casos em todo o Mundo. Se não for tratada adequadamente, a malária pode levar à morte, logo após aparecerem os primeiros sintomas.

No ano passado, cerca de um milhão de pessoas morreram de malária no Mundo – 890 mil só na África Subsaariana.

As autoridades de saúde estimam que, no continente africano, uma criança morra a cada quarenta e cinco segundos por causa da malária.

Fonte: revista Época