Jihadistas do Norte do Mali se preparam para 'a guerra'

Jihadistas do Norte do Mali se preparam para 'a guerra'

Com o dedo no gatilho e um olhar fulminante, um jovem jihadista de 14 anos ordena que o motorista de um veículo pare perto da estrada asfaltada que liga a fronteira da Nigéria a Gao, cidade mais importante do norte do Mali, sob controle de grupos islamitas armados.

"Tomamos a decisão de reforçar a segurança e tomar as medidas necessárias", afirmou à AFP o adolescente malinense, Aziz Maiga, em Labezanga, uma cidade do Mali situada a mais de 200 km de Gao.

Uma inspeção exaustiva do veículo começa imediatamente.

Botas militares empoeiradas, fuzil no ombro, jihadistas que vestem uniformes militares ou roupas de cor caqui revistam as bagagens e os passageiros do veículo.

Primeira surpresa: da fronteira nigeriana a Gao, quase todos os jihadistas encontrados são provenientes da África Subsaariana.

"Eu mesmo estou surpreso", afirma o nigeriano Hisham Hilal, que lidera uma katiba (unidade de combate) em Gao.

"Todos os dias temos novos voluntários. Eles vêm de Togo, Benin, Nigéria, Guiné, Senegal, Argélia, e de outros lugares", acrescentou.

No caminho, os postos de controle são cada vez mais numerosos.

"As pessoas que querem entrar em guerra contra nós devem saber que aqui não há diferença entre Mujao (Movimento pela Unidade e a Jihad no Norte da África), Ansar Dine (Defensores do Islã) e Aqmi (Al-Qaeda no Magreb Islâmico). Todos nós somos mujahedines. Amanhã o Mujao pode estar no sul, no leste ou em qualquer outra parte. Em todos os lugares estamos em casa", disse.

AFP