Dez mortos em ataque contra residência de estudantes na Nigéria

Dez mortos em ataque contra residência de estudantes na Nigéria

Dez pessoas morreram num ataque nesta terça-feira de homens armados contra uma residência estudantil perto de uma escola politécnica na cidade de Mubi, nordeste da Nigéria, afirmou um membro da Cruz Vermelha.

"Eles estavam comemorando as eleições estudantis numa escola politécnica e vários homens armados não identificados entraram e dispararam contra as pessoas", informou Abdulkarim Bello, da Cruz Vermelha, acrescentando que por ora dez pessoas morreram no ataque.

As autoridades tentam confirmar os detalhes do ataque, além das informações sobre um número muito mais elevado de mortos. O serviço de emergência e segurança da região estão a caminho do local do ataque.

O Estado de Adamawa tem sido alvo de ataques reivindicados pelo grupo extremista islamita Boko Haram, mas os oficiais não descartam a possibilidade de que os ataques estejam vinculados às eleições estudantis.

Um porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Emergência indicou que as primeiras informações recebidas davam conta de que algumas das vítimas eram candidatos nas eleições. Havia informações contraditórias sobre o dia da realização das eleições, nesta terça-feira ou no dia anterior.

"Alguns homens armados desconhecidos dispararam, várias pessoas morreram", declarou Yushau Shuaib.

Na semana passada, o exército nigeriano afirmou ter matado um dos líderes do Boko Haram e prendido 156 membros do grupo durante uma ação policial e militar em Mubi. As autoridades declararam toque de recolher durante a ação, que foi retirado em seguida.

AFP