Crescem atrasos nas exportações de petróleo da Nigéria

Crescem atrasos nas exportações de petróleo da Nigéria

Os atrasos nas exportações de petróleo de Forcados, na Nigéria, foram ampliados de cinco para 10 dias, depois de danos aos oleodutos causados por supostos roubos de óleo, disseram fontes do mercado nesta quinta-feira.

A Royal Dutch Shell disse na segunda-feira que havia declarado força maior nos petróleos de Forcados e Bonny, dois dos principais extraídos pelo maior produtor de petróleo da África.

Um navio petroleiro que deveria carregar no terminal de Forcados no dia 14 de Outubro ainda estava nas proximidades do terminal nesta quinta-feira, de acordo com dados de rastreamento da AIS Live.

Uma das fontes do mercado disse que outro petroleiro que deveria carregar em Forcados nos últimos dias havia sido reprogramado para o início de novembro.

A Nigéria perdeu pelo menos um quinto de sua produção de petróleo nas últimas semanas devido a enchentes e roubo de óleo, disseram fontes do governo no início da semana.

Em um outro sinal de incerteza sobre o futuro dos carregamentos, o cronograma de embarques para Forcados em Dezembro ainda não foi divulgado. Listas de navios para todos os outros tipos de petróleo já surgiram, excepto pelo pequeno fluxo de Oyo, e as exportações devem ser de 1,88 milhão de barris por dia.