Nelson Mandela já só consegue falar com as mãos

Nelson Mandela já só consegue falar com as mãos

Makaziwe Mandela, uma das filhas do antigo presidente sul-africano, revela a uma entrevista que concedeu à agência noticiosa AP que o estado de saúde do pai é de tal forma delicado que quase não fala. “São as suas mãos que falam comigo e que me dizem ‘estou aqui, gosto de ti”, conta. Makaziwe.

O estado de saúde do antigo presidente sul-africano, Nelson Mandela, tem-se agravado nos últimos meses. Quem o admite é a própria filha Makaziwe Mandela numa entrevista à agência AP. "O meu pai não tem estado muito bem de saúde no último mês. Tem dias bons e dias maus", conta.

Segundo a filha, Mandela, de 94 anos, já quase não fala. "Estende-nos as mãos. São as suas mãos que falam comigo. Esse é, se me perguntarem, o momento que mais aprecio com o meu pai. Para mim ele quer dizer: 'Estou aqui, gosto de ti, preocupo-me contigo", afirmou Makaziwe Mandela.

Desta forma fica confirmado que a vida do líder histórico e Nobel da Paz está cada vez mais por um fio, tal como disse há uns meses um amigo seu, o advogado George Bizos, que falou abertamente sobre a falta de memória do antigo presidente.

Uma fonte próxima da mulher de Mandela, Graça Machel, disse também ao jornal espanhol El Mundo que ela reconhece que “qualquer outra pessoa que não o seu marido, já estaria morta”. Recorde-se que o antigo presidente sul-africano foi internado de urgência já por três vezes nos últimos cinco meses.