Hollande e Merkel exigem concertação "urgente"

Hollande e Merkel exigem concertação

Os dois responsáveis europeus falaram ao telefone e apelaram ao "fim imediato da violência" no Egito, onde na quarta-feira os confrontos entre forças de segurança e os manifestantes pró-Morsi provocaram pelo menos 578 vítimas mortais e 4.200 feridos, segundo o último balanço do Ministério da Saúde egípcio.

Em comunicado, a presidência francesa refere que Merkel e Hollande exigiram a realização de "um diálogo urgente a nível europeu" para discutir a situação no Egito e coordenar as posições e possíveis ações dos 28 estados-membros e da União Europeia.

O presidente francês e a chanceler alemã querem que os Ministros dos Negócios Estrangeiros da União reúnam quanto antes, ainda durante a próxima semana, acrescenta a mesma nota.

François Hollande tem hoje ainda prevista uma conversa por telefone com o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Na segunda-feira está previsto decorrer, em Bruxelas, uma reunião do Comité Político e de Segurança (COPS) da União Europeia.

No encontro, os embaixadores dos 28 estados-membros da UE vão tentar concertar posições e acordar um "possível encontro do Conselho de Assuntos Exteriores da UE", em data ainda por anunciar, segundo revelou no domingo um porta-voz da chefe da diplomacia comunitária, Catherine Ashton, citado pelas agências noticiosas internacionais.