ONU apela à aplicação imediata do cessar-fogo na República Centro Africana

ONU apela à aplicação imediata do cessar-fogo na República Centro Africana

O Conselho de Segurança da ONU saudou o acordo de cessar-fogo, concluído ontem na República Centro Africana, tendo pedido às partes em conflito que o apliquem, “na sua totalidade e o mais rapidamente possível”.

O entendimento firmado, na quarta-feira, em Brazzaville, entre os combatentes Seleka, muçulmanos e as milícias anti-balaka, cristãos, trata-se da primeira trégua obtida ao final de dezoito meses de violência que colocaram o país à beira da cesseção.

Para o líder dos combatentes muçulmanos, Mohamed Moussa Dhaffane, “este acordo não é apenas um acordo entre a ex-coligação Seleka e os anti-Balaka. Este acordo põe fim às hostilidades compromete todos os signatários, o que quer dizer toda a população centro-africana, devemos parar as hostilidades, verbais, armadas e de todo o tipo para trazer a paz ao nosso país”.

O enviado da euronews afirma, “foi aqui que foi discutido e assinado o acordo que põe fim às hostilidades na República Centro Africana. Um acordo que implica todas as partes signatárias. Resta saber se a presidente interina e os chefes das milícias conseguirão aplicá-lo no terreno, após 18 meses de conflito terem provocado milhares de mortos e de deslocados”.