Decretada “emergência sanitária” na Guiné-Conacri

Decretada “emergência sanitária” na Guiné-Conacri

 

O Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, decretou quarta-feira o estado de “emergência sanitária” no país devido à epidemia do vírus Ébola.

O chefe de Estado anunciou ainda um novo conjunto de medidas que inclui a instituição de um cordão sanitário em todos os postos fronteiriços do país, vigiado por agentes sanitários e pelos serviços de segurança e defesa.

A Organização Mundial de Saúde declarou na sexta-feira o surto de Ébola como emergência pública de alcance internacional e recomendou medidas excecionais para deter a propagação do vírus, que desde março já provocou mais de mil mortos.

A OMS citou ainda a necessidade de controlos sanitários e o reforço de infraestruturas de saúde, particularmente nos países com transmissão ativa do Ébola – Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

Entretanto a Libéria recebeu os primeiros medicamentos experimentais contra o Ébola para serem ministrados a dois médicos infetados pelo vírus.

Papa alerta para cancro espiritual das sociedades mais ricas

No segundo dia da sua visita à Coreia do Sul, o papa Francisco chamou a atenção dos católicos sul-coreanos para o cancro espiritual que atinge frequentemente as sociedades mais ricas.

Na presença de cerca de 50 mil pessoas, reunidas no estádio onde em 2002 se realizou o Campeonato do Mundo de Futebol, em Daejeon, o papa celebrou uma missa pelas vítimas do naufrágio do ferry em abril passado.

Esta é a primeira viagem de Francisco à Ásia.

Durante a estada na Coreia do Sul, o papa presidirá a uma missa de beatificação de 124 mártires coreanos, assassinados por serem cristãos entre 1791 e 1888.

A Igreja Católica tem registado um rápido crescimento na Coreia do Sul. Cerca de 11% dos sul-coreanos declaram-se católicos.