Nigéria anuncia morte do líder do grupo islamita Boko Haram

Nigéria anuncia morte do líder do grupo islamita Boko Haram

O exército da Nigéria afirmou nesta quarta-feira (24) que o líder do grupo armado islâmico Boko Haram, Abubakar Shekau, está morto, sem esclarecer onde, como ou quando morreu.

Fontes das forças de segurança já haviam anunciado a morte de Shekau em duas oportunidades desde 2009, mas é a primeira vez que exército afirma isso oficialmente.

O Boko Haram combate pela criação de um califado no noroeste da Nigéria. Em abril, o grupo sequestrou mais de 200 meninas em uma escola de uma vila remota de Chibok. As estudantes estavam fazendo uma prova quando homens armados cercaram a escola, as colocaram em caminhões e as levaram. Algumas delas conseguiram escapar..

O porta-voz militar Chris Olukolade não deu detalhes sobre a morte de Shekau, indicando que seu nome virou uma "marca do líder terrorista".

Os militares também afirmaram recentemente que haviam matado outro chefe islamita que se fazia passar por Shekau.

O Boko Haram (que significa "A educação ocidental é pecado", em língua hausa) combate pela criação de um Estado islâmico. O grupo pretende estabelecer um califado no noroeste da Nigéria.

A insurreição do Boko Haram e sua feroz repressão pelas forças de segurança nigerianas deixaram 10 mil mortos desde 2009, segundo as autoridades da Nigéria, assim como mais de 650 mil deslocados, segundo a ONU.