SECAM afirma que fechar as fronteiras não é a solução para a ébola

SECAM afirma que fechar as fronteiras não é a solução para a ébola

No comunicado, enviado à Agência Fides, produzido pelo SECAM 

(organização de Simpósio episcopal de África, Madagáscar e outras ilhas).

Recorda-se o sofrimento das populações dos Países africanos afectados pela febre hemorrágica ébola e se apela a ser "inventivos" na busca de soluções.
Outra questão enfrentada pelo comunicado é a da democracia em África, sublinhando que "a recusa da alternância democrática e a falta de respeito pela lei fundamental são a origem de tensões e situações de desordem em vários Países africanos". Faz-se apelo, portanto, ao "respeito pelas Constituições e pela alternância democrática, base de todo o desenvolvimento duradouro”.
Um desenvolvimento que pode ser possível, recorda o documento, com a exploração adequada dos recursos naturais africanos. O SECAM elogia, portanto, a iniciativa internacional para a transparência nas indústrias extractivas e recomenda que todos os Estados africanos nela participem e exerçam controlos rigorosos sobre as distribuições dos rendimentos minerais. O comunicado sublinha igualmente a necessidade de abrir um escritório de ligação com a União Africana, em Adis Abeba.

O comunicado do SECAM termina com o anúncio de um Congresso das Comissões "Justiça e Paz" africanas, a ser realizado em Março de 2015, na Namíbia, sob o tema: do desenvolvimento humano integral.

Recordar que decorre desde esta segunda-feira em Acra, no Gana, o segundo encontro anual do SECAM (Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar). No centro das atenções dos bispos a revisão das questões discutidas no último encontro, que teve lugar em Luanda (Angola), em Fevereiro último. Os bispos esperam também deliberar sobre a adopção de documentos do Secretariado do SECAM, entre os quais os Regulamentos que regem as Condições de Serviço do Pessoal, o Manual de Operações e o esboço de Estatutos da Caritas-África.

Dom Gabriel Mbilingue, presidente da CEAST e do SECAM, deixou os trabalhos da Assembleia dos Bispos que decorre de 22 a 29 de outubro de 2014 em Luanda, para participar desta reunião internacional.