Goodluck Jonathan anuncia recandidatura à presidência da Nigéria

Goodluck Jonathan anuncia recandidatura à presidência da Nigéria

O Presidente da Nigéria anunciou esta terça-feira a recandidatura ao cargo “em nome do PDP (Partido Democrático Popular)”. Com as eleições marcadas para fevereiro, Goodluck Jonathan, de 56 anos, fez a revelação durante um comício perante milhares de apoiantes na capital federal, Abuja.

Goodluck dirige o país mais populoso de África desde maio de 2010, quando passou de vice-presidente a Presidente, numa sucessão direta a Umaru Yar’Adua, que morreu. Nas eleições presidenciais de 2011 venceu.

Os nigerianos são chamados às urnas no dia de São Valentim do próximo (14 de fevereiro) e Goodluck Jonathan foi o escolhido do PDP, por unanimidade, para se recandidatar a um segundo mandato de quatro anos.

Derrotar os radicais islâmicos do Boko Haram estará no topo das prioridades do Presidente, o qual tem sido muito criticado por não ter conseguido travar a atividade daquele grupo extremista, que já causou a morte a mais de 10 mil pessoas desde 2009 e foi o responsável pelo mediático sequestro em abril de cerca de 300 raparigas de uma escola de Chibok, no nordeste do país.

A violência na Nigéria tem-se agravado. Sucedem-se os ataques diários no nordeste e cerca de duas dezenas de localidades são já controladas pelo Boko Haram. Na segunda-feira, um atentando suicida matou perto de 50 estudantes de uma escola secundária.