Na Nigéria Exército “liberta” vastas zonas sob controlo do Boko Haram

Na Nigéria Exército “liberta” vastas zonas sob controlo do Boko Haram

Fontes militares da Nigéria clamam ter expulsado os extremistas do Boko Haram das principais cidades e acampamentos de uma grande zona do norte do país.

Com a ajuda de militares dos vizinhos Chade, Camarões e Níger, em apenas algumas semanas o Boko Haram foi expulso de cidades que controlava há meses.

“Uma vez que os terroristas são mais sofisticados e o seu desespero aumenta, temos de estar mais conscientes de que operamos no nosso país. Temos de ser muito cuidadosos com a utilização das armas e com os danos colaterais. Como ajustamos as missões ao desespero deles conseguimos chegar aqui”, disse o major-general Chris Olukolade.

Apesar de outras fontes referirem que existem sinais de que o Boko Haram continua a atacar civis de forma brutal, o militar nigeriano mostrou aos jornalistas provas das atrocidades cometidas pelos extremistas em Gwoza, uma cidade “recentemente” libertada.

“Disse-lhes que sou mecânico e eles disseram-me que então tinha de trabalhar para eles. Quando lhes disse que não o podia fazer, ameaçaram matar-me”, contou um homem a quem tinha sido decepada uma mão por furto de gasolina.

O Boko Haram era pouco conhecido fora de África até ter raptado cerca de 300 raparigas de uma escola há um ano. Algumas conseguiram fugir, mas 219 continuam desaparecidas.