Cabo Verde lidera lista da liberdade de imprensa em África

Cabo Verde lidera lista da liberdade de imprensa em África

Cabo Verde continua a ser o país africano melhor posicionado no ranking da Freedom House sobre a liberdade de imprensa, divulgado esta quarta-feira. O arquipélago integra o grupo de Estados livres, ocupando a quadragésima posição.

A liberdade de imprensa no mundo vive seus níveis mais baixos em dez anos, afetada pelas legislações baseadas na segurança, na intimidação e na ingerência de proprietários de meios de comunicação, segundo um documento que destaca Cuba e Venezuela como exemplos graves.

O Brasil ficou entre os países classificados que possuem uma imprensa parcialmente livre e teve citados os casos de agressões contra jornalistas durante os protestos de 2013.

O trabalho da organização de defesa dos direitos humanos Freedom House divulgado nesta quarta-feira revela que os "jornalistas enfrentaram em 2014 uma intensificação das pressões provenientes de todo lado".

"Os governos utilizam as leis baseadas na segurança e de luta contra o terrorismo como pretexto para calar as vozes críticas, os grupos de pressão e os grupos criminosos utilizam táticas cada vez mais descaradas para intimidar os jornalistas, e os proprietários de meios de comunicação tentam manipular o conteúdo das informações em favor de seus interesses políticos e econômicos", advertiu a organização.

Uma das "evoluções mais preocupantes" foi a mobilização dos países democráticos ante o aumento de propaganda dos regimes autoritários e dos grupos ativistas, explicou Jennifer Dunham, responsável pelo estudo.

"O perigo é que em vez de impulsionar um jornalismo honesto e objetivo e a liberdade de informação como um antídoto adequado, as democracias recorram à censura e a sua própria propaganda", prosseguiu.

Do total de 199 países e territórios analisados para o documento, 63 foram classificados de livres para os meios de comunicação, enquanto 71 foram descritos como parcialmente livres e 65 não livres.

Particularmente no continente americano, de um total de 35 países, 15 foram assinalados como parcialmente livres e cinco como não livres: México, Cuba, Venezuela, Equador e Honduras.

"Estes países receberam suas piores classificações em termos de liberdade de imprensa em uma década", destaca o texto.

"Na América Latina apenas 2% da população vivem em ambientes onde existe liberdade de imprensa", afirma ainda, citando Uruguai e Costa Rica como exemplos.

A Freedom House destacou a situação de Cuba, onde, apesar da abertura das relações com Washington, "ainda havia jornalistas atrás das grades e a censura continua sendo generalizada". Classificação: 91, em uma escala onde 100 indica nenhuma liberdade e 0 a maior liberdade possível.