Presidente do Sudão desafia tribunal e abandona a África do Sul

Presidente do Sudão desafia tribunal e abandona a África do Sul

O Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, ignorou uma ordem do tribunal sul-africano e abandonou Pretória para voltar para o seu país.

Bashir tem um mandado de captura emitido em seu nome pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), devido a crimes contra a humanidade praticados no Darfur, uma zona do Sudão que tem estado em revolta contra o Governo.

Durante o fim-de-semana, um juiz na África do Sul ordenou que o chefe de Estado sudanês fosse impedido de sair do país enquanto se ponderava se ele deveria ser extraditado para Haia, onde funciona o TPI.

Contudo, em violação clara dessa ordem judicial, Bashir embarcou num avião que o levou de volta para Cartum, capital do Sudão. Não é claro como é que o conseguiu fazer ou que medidas foram tomadas pelas autoridades sul-africanas para evitar a sua fuga.

Já com o Presidente a caminho do Sudão, o tribunal manifestou a sua preocupação pelo facto de a sua ordem não ter sido acatada, adiou uma audição sobre a eventual extradição de Bashir e emitiu uma ordem de detenção.