Presidente nigeriano nomeia novos responsáveis de Segurança Nacional

Presidente nigeriano nomeia novos responsáveis de Segurança Nacional

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, nomeou segunda-feira novos chefes militares e conselheiros de Segurança Nacional, segundo um comunicado da Presidência.

O major-general Abayomi Gabril Olonishakin foi nomeado chefe do Estado-Maior-General (CEMG) das Forças Armadas,  a mais alta hierarquia militar, enquanto o major-general Ty Buratai é o novo chefe do Estado-Maior do Exército e o contra-almirante Ibok-Eté Ekwe Ibas o novo chefe do Estado-Maior da Marinha.

O vice-marechal Sadique Abubakar foi nomeado chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

Foram igualmente nomeados o vice-marechal Monday Riku Morgan como chefe da Inteligência Militar e o major-general aposentado Babagana Monguno como conselheiro de  Segurança Nacional.

Estas nomeações que devem ser confirmadas pelo Senado foram anunciadas pouco tempo depois de o Presidente  demitir toda a chefia militar e de segurança, designadamente o conselheiro de Segurança Nacional, coronel aposentado Sambo Dasuki; e os chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Alex Badeh; do Estado-Maior da Marinha, Usman Jibrin; do Estado-Maior do Exército, Kennth Minimah e do Estado-Maior da Força Aérea, Adesola Amosu.

Todos os responsáveis demitidos foram nomeados pelo ex-Presidente Goodluck Jonathan em janeiro de 2014.

O comunicado declara que, até à sua nomeação, Olonishakin era o chefe do Comando de Treino e Doutrina Militar, ao passo que Buratai era o comandante da Força Operacional  Multinacional sediada em N’Djamena (Tchad) e  Ibas diretor-geral da Marin Holdings Limited.

Por seu turno, o novo chefe do Estado-Maior da Força Aérea chefiava os Serviços Administrativos no quartel-general das Forças Armadas da Nigéria.

Os observadores da segurança imputaram o recrudescimento das atividades da seita Boko Haram aos antigos responsáveis militares julgados “cansados”.