Eleições na RCA segunda voltam nas presidenciais

Eleições na RCA segunda voltam nas presidenciais

Os resultados provisórios das eleições presidenciais, na República Centro-Africana confirmam a vantagem de Faustin Archange Touadéra, antigo primeiro-ministro do presidente François Bozizé. Já estão contados 76% dos votos.

 

Vinte candidatos à primeira volta das presidenciais na República Centro-Africana exigiram, esta terça-feira, a interrupção das operações eleitorais, denunciando-as como uma “mascarada”.

Numa declaração comum, os signatários denunciaram várias irregularidades após a publicação dos primeiros resultados parciais do escrutínio de 30 de dezembro de 2015. Recusando ser cúmplices desta «mascarada eleitoral», os 20 exigem a interrupção das operações, em proveito de um processo concertado.

No sentido contrário, os candidatos que encabeçam os resultados parciais, Faustin Archange Touadéra e Anicet Georges Dologuélé, não figuram entre os signatários do documento.

Ainda quanto ao comunicado, fonte diplomática do G8 contestou-o, dizendo que “estes candidatos sabem que perderam e assim não querem jogar o jogo”.

Pelo menos dois milhões de eleitores centro-africanos foram chamados às urnas quarta-feira para eleger um novo Presidente e os seus representantes à Assembleia Nacional.Esres escrutínios são uma condição para a saída do país de três anos de violência sectária em que está mergulhado.

A votação, que decorreu sem incidentes de maior, foi qualificada como um «sucesso» pela comunidade internacional, que saudou a ausência de atos de violência.

Os resultados definitivos serão divulgados nos próximos dias. Está prevista uma segunda volta, para 30 de janeiro de 2016.