Sede de missão militar da UE no Mali atacada

Sede de missão militar da UE no Mali atacada

Um ataque lançado por um grupo de homens armados contra o hotel de Bamaco, que alberga a missão de treino militar da União Europeia no Mali, foi “repelido” e um dos atacantes foi “neutralizado”, informou o coronel Salif Traoré, ministro do Interior do país.

Uma fonte militar do Mali citada pela AFP disse que “quatro indivíduos tentaram forçar as barreiras à entrada e ganhar acesso [ao local], com disparos”, por volta das 20h. Um dos atacantes poderia ser “um atirador furtivo”, disse o mesmo militar.

Numa declaração na televisão estatal, o ministro do Interior confirmou a morte de um dos atacantes, e a detenção de outros dois, que “estão a ser interrogados pela polícia”. Um terceiro participante está em fuga e a ser procurado na capital.

“O quartel-general da missão de treino da União Europeia no Mali foi atacado. Não se registaram danos nem ferimentos na sequência do assalto”, esclarecia uma nota publicada no Twitter e na página de Facebook daquela unidade, cerca de meia hora depois do incidente.

As autoridades locais fecharam o perímetro em torno do hotel, que se situa no mesmo quarteirão que o Radisson Blu que foi atacado por uma célula jihadista a 20 de Novembro. Nesse atentado, reivindicado pela Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, morreram 20 pessoas. A segurança no local foi entretanto reforçada com a chegada de veículos blindados da missão das Nações Unidas no país e quatro tanques do Exército maliano.