Oposição vence legislativa em Cabo-verde

Oposição vence legislativa em Cabo-verde

O Movimento para a Democracia (MpD), liderado por Ulisses Correia e Silva, venceu este domingo com maioria absoluta as eleições legislativas em Cabo Verde, conquistando 118.518 (53,7%) dos votos, segundo os resultados oficiais provisórios.

De acordo com os dados do portal oficial "Eleições legislativas 2016", quando estavam contados 91,8% dos votos, o MpD conquistou a maioria dos lugares dos 72 lugares de deputados.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), de Janira Hopffer Almada, até agora no poder, obteve 81.319 votos (37%). A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), de António Monteiro, foi a terceira força mais votada, com 15.380 votos (7%).

Em termos de deputados, quando ainda faltam distribuir oito vagas, o MpD já garantiu 36 deputados, o PAICV 25 e a UCID conseguiu três lugares.

Mais de 350 mil eleitores cabo-verdianos foram este domingo às urnas para eleger os 72 deputados ao parlamento nacional, de onde sairá o Governo para os próximos cinco anos. A abstenção situou-se nos 33,2%.