Primeiros passaportes africanos já em uso

Primeiros passaportes africanos já em uso

A 27ª cimeira de chefes de Estado encerra esta Segunda-feira, e fez este Domingo o lançamento do passaporte africano, que visa facilitar a circulação de pessoas, bens e serviços entre os estados membros.

Os primeiros passaportes foram entregues pela presidente da Comissão da UA, Dlamini Zuma, aos  presidentes do Rwanda, Paul Kgame e do Tchade, Idris Sabry.

Apelos ao fortalecimento da unidade no continente, ao cumprimento da agenda 2063 e à  aposta na juventude pelos líderes africanos presentes no evento marcaram a cerimónia de abertura da cimeira.

Discursando na abertura do conclave, o Presidente do Rwanda, Paul Kagame, apelou ao espírito de solidariedade no continente, com vista a alcançarem-se os objectivos preconizados nos ideais do pan-africanismo.

Paul Kagame pediu aos homólogos africanos para que, na cimeira, se preocupassem mais com as questões prioritárias do continente, ao invés de perderem tempo em assuntos que em nada contribuem para o fortalecimento da organização e de África.  

“Devemos aproveitar as nossas cimeiras para definirmos as nossas prioridades e decidirmos como resolver os nossos problemas, pois África está a levantar-se”, referiu o Chefe de Estado anfitrião.

A  27ª Cimeira da UA realiza-se sob o tema "2016: Ano Africano dos Direitos Humanos com especial incidência sobre os Direitos das Mulheres".