Resultados provisórios no Gana apontam para presidencial renhida

Resultados provisórios no Gana apontam para presidencial renhida

Os primeiros resultados da eleição presidencial no Gana foram divulgados nesta quinta-feira e tudo leva a crer que o resultado da primeira volta entre o presidente cessante, John Dramani Mahama e o seu rival Nana Akufo-Addo, do Novo Partido Patriótico (NPP) na oposição, será renhido.

Principal partido da oposição, o Novo Partido Patriótico (NPP) afirmou na quinta-feira que o seu candidato liderava claramente o escrutínio, tendo pedido ao Presidente John Dramani Mahama para que este reconhecesse a sua derrota.

O NPP, anunciou que o seu candidato beneficiou de 53,5 % dos sufrágios, de acordo com o seu próprio apuramento. Segundo as avaliações feitas na base dos resultados de 92% das 29.000 mesas de voto, John Mahama, recolheu 44,8% dos votos. 

O conselheiro político do NPP, Boakye Agyarko declarou à agência Reuters, que o seu partido, não só venceu incontestavelmente a eleição presidencial, mas também é maioritário no parlamento.

Samuel Ofosu-Ampofo, dirigente do Congresso Nacional Democrático, no poder, reagiu, afirmando que John Dramani Mahama dispunha de uma vantagem confortável. Ele lançou um apelo para que os seus partidários mantenham a calma. Ofosu-Ampofo, acrescentou que o apuramento dos votos prossegue e que por isso é irresponsável o apelo a consagrar a vitória do New Patriotic Party.

Sete candidatos estavam em liça na presidencial do Gana, entre os quais a ex-primeira dama Nana Konadu Agyeman-Rawlings, John Dramani Mahama candidata-se a um segundo mandato de quatro anos.

Fonte: RFI