Novo atentado Jihadista no Quénia

 Novo atentado Jihadista no Quénia

Oito agentes da Polícia queniana morreram hoje, quarta-feira, em dois atentados, no Leste do Quénia, quando o veículo que os transportava accionou engenhos, anunciaram fontes da Polícia e administrativas.

Cinco agentes da Polícia da guarda do governador de Mandera (Nordeste), Ali Roba, que fazia parte da viagem, foram mortos na tarde de quarta-feira, quando o veículo que os transportava accionou um engenho improvisado.

"Infelizmente, perdi cinco dos meus oficiais de segurança, dos quais o meu guarda-costas, durante um ataque contra os carros que me acompanhavam entre Arábia e Fino (Nordeste) as 01h00 (10h00 GMT – 11h00 de Angola)",  indicou Ali Roba, na sua conta Facebook.

Algumas horas antes, três agentes da Polícia foram mortos nas mesmas circunstâncias, no Sul, próximo do posto fronteiriço de Liboi, nas estradas que leva a cidade de Garissa (Este).

 Um porta-voz da Polícia, George Kinoti, confirmou as mortes. "Nesta manha houve um ataque e perdemos agentes da Policia”, declarou.

Ambos os atentados não foram reivindicados imediatamente, mas o Leste do Quénia é uma região agitada, onde os islamistas somalis shebab, filiados à Al-Qaeda, tem atacado.

Segunda-feira, a Policia queniana alertou contra o aumento da actividade dos islamistas, na Região.

Os militantes islamistas “enviam agentes nalgumas partes da região Nordeste do Quénia a procura de engenhos explosivos improvisados, nas estradas utilizadas pelas patrulhas de segurança, com vista a impedir as operações de segurança nas zonas fronteiriças, sublinha o comunicado.

Desde que interveio no Sul da Somalia, em 2011, para lutar contra o shebab, o Quénia tem sido alvo de vários atentados mortíferos, nomeadamente os do centro comercial de Westgate, em Nairobi, em Setembro de 2013, e que matou  67 pessoas, e da universidade de Garissa, em Abril de 2015, matando  148 pessoas.