Moção de destituição de Mugabe será apresentada nas duas câmaras do parlamento

Moção de destituição de Mugabe será apresentada nas duas câmaras do parlamento

Os deputados do partido no poder no Zimbabué vão avançar esta terça-feira com o processo que permitirá desencadear a destituição, em dois dias, do Presidente Robert Mugabe, indicaram fontes da ZANU-Patriotica Frente.

A decisão foi anunciada aos jornalistas pelo vice-líder parlamentar e responsável pelos Assuntos Constitucionais da União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-PF), Paul Mangwana, à margem de uma reunião dos deputados do partido, no poder desde 1980.

A moção de destituição, segundo Mangwana, depois de ser apresentada nesta terça-feira nas duas câmaras do Parlamento, deverá depois, ser criado um comité especial para que, quarta-feira, apresente um relatório oficial para se avançar com a votação, sendo necessária uma maioria de dois terços para que seja aprovada.

Segundo a Constituição zimbabueana, a Assembleia Nacional e o Senado podem depois aprovar, por uma maioria simples, o procedimento de destituição do Presidente.  Desconhece-se, porém, por quanto tempo irá prolongar-se o processo, bem como se o Presidente irá interpor recursos para evitar a destituição.