Sokols reivindicam voos internacionais da TACV

Sokols reivindicam voos internacionais da TACV

Em Cabo Verde, o movimento cívico Sokols organizou neste domingo uma manifestação na ilha cabo-verdiana de São Vicente para exigir que a companhia aérea nacional (TACV - Cabo Verde Airlines) volte a assegurar as ligações directas entre a ilha e o estrangeiro.

Este domingo 16 de Dezembro está a ser marcado por uma manifestação liderada pelo movimento cívico Sokols que exige a reposição dos voos da Cabo Verde Airlines do estrangeiro de e para a ilha de São Vicente. No princípio da tarde muitos eram os cidadãos na manifestação que percorreu um quilómetro até o Aeroporto Internacional Cesária Évora.

O porta-voz do movimento Sokols, Salvador Mascarenhas, em declarações à imprensa, disse que a adesão à manifestação é um sinal da população das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, que querem voos internacionais da Cabo Verde Airlines, de e para o Aeroporto Internacional Cesária Évora. Os manifestantes realizaram ainda um buzinão na cidade do Mindelo.

Amanhã, vai ser entregue ao Ministro do Turismo e Transportes, José Gonçalves, um manifestado assinado durante o protesto a exigir a retoma dos voos internacionais da companhia aérea nacional.

A manifestação acontece na véspera do sétimo aniversário da morte de Cesária Évora, por isso, à chegada ao aeroporto, e junto à estátua da Diva dos Pés descalços foi respeitado um minuto de silêncio.

RFI