Parlamento ugandês aprova proposta para homenagear Papa Paulo VI

Parlamento ugandês aprova proposta para homenagear Papa Paulo VI

Durante a Assembleia plenária do SECAM, ainda a decorrer em Kampala, os Bispos da África foram hospedados no Parlamento de Uganda, onde os parlamentares daquele País prestaram homenagem ao Papa S. Paulo VI por ter contribuído para o desenvolvimento da fé do seu País, com a canonização dos Mártires do Uganda (1964) e a visita em 1969.

Durante o encontro para as celebrações da Assembleia Plenária e o jubileu de ouro do SECAM, ainda a decorrer em Kampala, o Parlamento da República de Uganda anunciou nesta quinta-feira, 25, que os Membros do Parlamento do País debateram e prestaram homenagem ao Papa São Paulo VI. Segundo informações do Parlamento, os actos do Papa São Paulo VI em favor do Uganda deram ao País um imenso reconhecimento internacional.

O papa São Paulo VI canonizou os Mártires de Uganda e mais tarde visitou Uganda em 1969. Durante aquela visita, o Papa inaugurou o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM), no Uganda.

Bispos do SECAM observam os procedimentos no Parlamento

O jornal ugandês Daily Monitor informou que a moção de uma resolução do Parlamento para homenagear o Papa São Paulo VI foi proposta por uma mulher, membro do Parlamento do distrito de Amuru, a senhora Lucy Akello. Os Bispos católicos da África, que estão actualmente em Uganda para uma semana de celebrações do Jubileu de Ouro e a Assembleia plenária do SECAM, observaram os procedimentos no Parlamento da galeria dos ilustres convidados.

Papa São Paulo VI contribuiu para o desenvolvimento da fé no Uganda

Durante o debate parlamentar, a senhora Akello disse que a canonização e a visita do Papa São Paulo VI ao Uganda contribuíram para o desenvolvimento da fé no País. O acto levou à declaração do dia 3 de Junho como feriado público, conhecido como Dia dos Mártires.

A Parlamentar do distrito de Amuru sugeriu ainda que o Uganda encontre uma forma adequada de demonstrar o agradecimento do País ao Papa São Paulo VI e ao então Arcebispo de Kampala, Joseph Kiwanuka, por esta sua contribuição ao País.

O Missionário da África (Padre Branco) e Arcebispo ugandês de Kampala, Joseph Nakabaale Kiwanuka, foi um dos primeiros africanos a ser ordenado Bispo católico. Estava presente quando o Papa Paulo VI canonizou os Mártires de Uganda aos 18 de outubro de 1964, em Roma.

A moção foi apoiada pelo membro do parlamento de Ruhinda North, Thomas Tayebwa, que também concordou que o Papa Paulo VI contribuiu grandemente para o desenvolvimento espiritual do País.

Vice Primeiro-Ministro homenageia os  primeiros missionários

O 1° Vice Primeiro-Ministro, General Moses Ali, disse: “Eu também quero prestar homenagem aos Missionários que trouxeram a religião (ao Uganda). Não sei o que seria o Uganda se estas pessoas (Missionários) não tivessem vindo, e agora estamos em paz porque eles rezaram pelo País ", disse o General Ali.

A Presidente do Parlamento do Uganda, a Sra. Rebecca Kadaga, reconheceu a presença dos Bispos do SECAM que visitaram o Parlamento e interagiram com os Deputados e funcionários

O Presidente da Conferência Episcopal de Uganda, Dom Joseph Anthony Ziwa, elogiou o Parlamento por ter aprovado a moção para homenagear o Papa São Paulo VI e o falecido Arcebispo Joseph Kiwanuka.