Cardeal Ouédraogo, é o novo Presidente do SECAM

Cardeal Ouédraogo, é o novo Presidente do SECAM

Mais de 20 bispos da IMBISA participaram no evento que elegeu Sua Eminência Philippe Nakellentuba Cardeal Ouédraogo, Arcebispo de Ouagadougou, Burkina Faso como Presidente em substituição do angolano Gabriel Mbilingi.

Nascido a 25 de Janeiro de 1945, foi ordenado sacerdote de Kaya, no Burkina Faso, em 14 de Julho de 1973.

Aos 5 de Julho de 1996, foi nomeado bispo de Ouahigouya, no Burkina Faso, e ordenado Bispo de Ouahigouya, em 23 de novembro de 1996. Foi mais tarde nomeado Arcebispo de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, aos 13 de Maio de 2009 e criado Cardeal em 22 de Fevereiro de 2014.

Aos 22 de Fevereiro de 2014, D. Philippe Ouédraogo foi nomeado Cardeal-Sacerdote de Santa Maria Consolatrice al Tiburtino e instalado como Cardeal-Sacerdote de Santa Maria Consolatrice al Tiburtino em 27 de abril de 2014.

  1. Ouédraogo substitui no cargo de Presidente do SECAM o Arcebispo do Lubango, em Angola, D. Gabriel Mbilingi, que serviu durante dois mandatos de seis anos.   

Novos Vice-Presidentes e Secretário-geral

O primeiro Vice-Presidente do SECAM é D. Sithembele SIPUKA, Bispo de Mthatha, na África do Sul e o 2º Vice-Presidente, D. Lúcio Andrice MUANDULA, Bispo de Xai Xai, em Moçambique.

O Rev. Padre Terwase Henry Akaabiam, da Nigéria, foi também nomeado como Secretário-geral do SECAM, para substituir o Rev. Padre Joseph Komakoma, da Zâmbia, que terminou o seu mandato. Outras mudanças no Secretariado serão comunicadas em tempo devido.

Jubileu de Ouro momento de acção de graças, comunhão e esperança

Na mensagem final do SECAM, o novo Presidente, D. Philippe Ouédraogo, disse que a organização vai em breve finalizar o resultado das discussões do SECAM num trabalho compilado que será conhecido como o “Documento de Kampala”.

 “Para manter viva a dinâmica do Jubileu, o SECAM emitirá um importante documento, o“ Documento de Kampala ”, que vai ajudar o povo de Deus (em África) a aprofundar o seu conhecimento de Cristo nosso Salvador e torná-lo conhecido como o Caminho, a Verdade. e a Vida ”, disse o Cardeal.

O Cardeal Ouédraogo destacou ainda que, através dos seus organismos sócio-pastorais, como as Comissões da Caritas e Justiça e Paz, SECAM continuará a comprometer-se com o cuidado dos migrantes e refugiados, e com a protecção da ecologia integral. Nos próximos anos, o SECAM pretende destacar muito mais a dimensão sociopolítica da evangelização, inspirada na Doutrina Social da Igreja. Este será um esforço concertado para acompanhar o trabalho de políticos e governos, em África, para o bem-estar do seu povo.

SECAM comprometido na promoção da reconciliação, justiça e paz em África

"O Jubileu de Ouro do SECAM é um compromisso com o serviço de reconciliação, justiça e paz que promove a comunhão e a solidariedade pastoral", disse ainda o Presidente do SECAM, o qual acrescentou que, permanecendo unida, a Igreja em África estará numa posição muito mais forte para enfrentar os desafios pastorais decorrentes da colonização ideológica, açambarcamento de terras, desestabilização política e democrática no Continente. Segundo o Cardeal Ouédraogo, estas preocupações exigem uma frente unida para também enfrentarmos a ameaça do tráfico de seres humanos, o terrorismo e o tráfico de armas que prevalece no Continente.

“Confiamos a África e a missão da Igreja a Maria, Rainha da África – continuou o Purpurado. Que São José, os Mártires de Uganda e todos os Santos de África e Madagáscar nos obtenham um renovado zelo para seguirmos a Jesus Cristo. E que o Jubileu que acabámos de celebrar seja para nós o trampolim para uma nova vida em Jesus Cristo e para o serviço do Evangelho em África e no mundo”, concluiu dizendo o Cardeal Ouédraogo.

O SECAM, que agora se proclama como um exemplo para a Igreja na África, foi criado por ocasião da primeira visita de um Papa católico à África em 1969, com a canonização dos mártires ugandeses em Roma.

Namugongo, onde as festividades aconteceram é o lugar que guarda o monumento histórico desta legião de santos que precisamos de visitar como um lugar de milagres e bênçãos.