Morreu de Coronavirus bispo emérito de Mweka, na RDC

Morreu de Coronavirus bispo emérito de Mweka, na RDC

Faleceu no passado dia 15 de Abril, em Kinshasa, D. Gérard Mulumba, Bispo Emérito de Mweka, na República Democrática do Congo. É o primeiro Bispo africano vítima do Coronavírus, lê-se no site da Conferência Episcopal Congolesa (Cenco).

O Prelado de 82 anos havia sido hospitalizado numa clínica da capital alguns dias antes. Nascido em Kananga, na província de Kasai Central, e tio do actual presidente congolês Félix Antoine Tshisekedi, D. Mulumba tinha sido ordenado sacerdote em 1967, e depois Bispo em 1989, tendo guiado a diocese de Mweka por 28 anos até em 2017, quando foi sucedido por D. Oscar Nkolo Kanowa.

O seu desaparecimento acontece num momento crítico para o sector da saúde na República Democrática do Congo que, depois dos Camarões, é o segundo País africano mais afectado pela Covid-19, com um total de 327 casos, dos quais 25 mortos e 27 curados.

Entretanto, continua ainda a convalescença do Cardeal Philippe Nakellentuba Ouédraogo, Arcebispo de Ouagadougou, em Burkina Faso, e presidente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM), e que recentemente deixou uma clínica da capital, onde havia sido hospitalizado depois de resultar positivo à Covid-19.