Comunidade Internacional volta condenar violência no Senegal

Comunidade Internacional volta condenar violência no Senegal

França está “extremamente preocupada” com os actos de violência que eclodiram quinta-feira no Senegal e que fizeram pelo menos quinze mortos.

França apela à moderação, ao fim da violência e à resolução desta crise, respeitando a longa tradição democrática do Senegal, segundo a mesma fonte.

A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) também anunciou na sexta-feira que acompanhava com "preocupação a erupção da violência" no Senegal após o veredicto do tribunal sobre o caso Ousmane Sonko-.

A CEDEAO "condena veementemente a violência que tem como alvo as forças de segurança, a propriedade pública, a propriedade privada e a ordem pública perturbada", disse no comunicado.

A Amnistia Internacional apelou ainda às autoridades senegalesas para deixarem imediatamente a violência policial, a restabelecerem as redes sociais e lançarem investigações credíveis e independentes às mortes registadas no contexto das manifestações, em Dakar e Ziguinchor.

Recorda-se que quinta-feira, 1 de Junho, o opositor político, Ousmane Sonko, foi condenado a 2 anos de prisão por corrupção juvenil. Com este anúncio, manifestações espontâneas e violentas eclodiram no mesmo dia em muitas cidades, incluindo Dakar, Ziguinchor e Kaolack. Segundo o Governo, 150 pessoas teriam perdido a vida.