O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra na cidade de Harare, capital da República do Zimbabwe, onde vai participar e discursar na 44.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC que será marcada pela transição na liderança do bloco regional: Angola vai ceder o lugar ao Zimbabwe, depois de um ano de presidência.
O Chefe de Estado, João Lourenço, assumiu, a 17 de Agosto de 2023, a Presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para o período 2023-2024, durante a 43.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que decorre, em Luanda.
Vai agora passar o testemunho da presidência rotativa da SADC ao Zimbabwe, no próximo dia 17 de Agosto, durante a 44ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, devendo Presidente João Lourenço, ser substituído pelo seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.
A SADC foi fundada a 17 de Agosto de 1992 na Cimeira de Windhoek, na Namíbia, com o objectivo de promover a cooperação económica e a integração entre os países da região.
E para a avaliar o desempenho de Angola afrente dos destinos da SADEC nestes 12 meses, o especialista em relações internacionais, Osvaldo Mboko, fez uma avaliação tendo em conta os principais dossiês do bloco regional.
Update your browser or Flash plugin