Febre de dengue afecta mais de 700 pessoas por dia em Cabo Verde

cabo_verdeCabo Verde regista diariamente 700 a 800 novos casos de dengue, declarou quarta-feira à PANA a directora de Comunicação da Representação Regional da Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (FICV) para a África Ocidental e Central, Noora Kero.
A epidemia da dengue, cujos primeiros casos em Cabo Verde foram registados em finais de Setembro último, conhece uma forte progressão que atinge até ao presente 13 mil casos, dos quais quatro mortes, nomeadamente na ilha principal de Santiago, em torno da cidade da Praia, considerada como o maior foco.
Segundo um comunicado divulgado pela Representação regional da FICV, os hospitais da Praia estão cheios e a unidade de cuidados intensivos invadida de pacientes gravemente doentes.
"É a primeira epidemia da febre da dengue em Cabo Verde e igualmente a maior registada em toda a África Ocidental", indica a nota, que precisa que a FICV está a preparar uma ajuda financeira destinada à Cruz Vermelha de Cabo Verde, a fim de ajudar esta última a realizar e apoiar as actividades de prevenção para erradicar a epidemia.
A dengue é causada por um mosquito e apresenta sintomas similares aos do paludismo, como dores de cabeça, febre, fadiga e dores musculares severas. Os vírus da dengue são transmitidos aos humanos pela picadura de mosquitos fêmeas infectadas, do género Aedes, que contraem esta doença ao picar pessoas já infectadas.
Por outro lado, o Senegal confirmou igualmente, no início desta semana, a existência de 19 casos de febre da dengue em todo o seu território, com três zonas de risco que constituiriam as províncias de Dakar, Mbour e Louga.