Direitos humanos em Angola serão analizados em Genebra

genebrO relatório do Governo de Angola sobre os direitos humanos será analisado hoje, sexta-feira, em Genebra, Suíça, pelos estados membros da Organização das Nações Unidas, durante a VII Sessão do Exame Periódico Universal "UPR", que decorre desde segunda-feira.

Em Genebra encontra-se uma delegação angolana chefiada pelo secretário de Estado das Relações Exteriores, George Chicoty.

Integram a mesma o vice-ministro da Justiça e o representante permanente nas Nações Unidas em Genebra, João Alves Monteiro e Arcanjo Maria do Nascimento, respectivamente.

A convite do governo, também fazem parte da delegação os deputados Raúl Danda, vice-presidente do Comissão de Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Sugestões dos cidadãos da Assembleia Nacional, e Eufrazina Maiato, que irão assistir ao processo de avaliação.

O relatório de Angola aborda as principais realizações no domínio da promoção e protecção dos direitos dos seus cidadãos, bem como as áreas ainda com debilidades.

A par deste documento base, existem outros dossiers que são uma compilação preparada pelo Alto Comissariado dos Direitos Humanos sobre os instrumentos jurídicos internacionais de que o estado é parte e de informações enviada pela sociedade civil.