Forças Novas(FN, ex- rebelião ivoiriense) irritados face a lentidão do acordo político.

costa-do-marfimAs Forças Novas (FN, ex- rebelião ivoiriense) começara a perder paciência face à lentidão na aplicação do Acordo Político de Ouagadougou, constatou a imprensa.

No termo duma reunião realizada domingo e segunda-feira no seu feudo de Bouaké, o ex-movimento rebelde declarou- se, com efeito, impressionado pelas dificuldades de financiamento da reinserção dos antigos combatentes.

As Forças Novas deploraram nomeadamente o desrespeito dos compromissos tomados neste sentido pelos actores nacionais e internacionais.

Sobre a vertente de segurança do processo eleitoral, elas constataram que, na perspectiva das consultas eleitorais, o Centro de Comando Integrado (CCI) ainda não está plenamente operacional, por falta de meios humanos, materiais e financeiros.

Elas notaram igualmente que o desarmamento e o desmantelamento das milícias previstos pelo Acordo Político de Ouagadougou ainda não estão efectivos.

A 28 de Janeiro último, lembre-se, o Conselho de Segurança das Nações Unidas exprimiu a sua precoupação pelos atrasos registados no desdobramento das unidades mistas do Centro de Comando Integrado (CCI) encarregues da segurança do desenrolamento dos votos.

O Conselho de Segurança pediu nomeadamente às partes ivoirienses para redobrarem de esforços.