Golpe de Estado em Niger

mamadou_nigerO presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, condenou o golpe de Estado que derrubou na quinta-feira o presidente de Níger e pediu o retorno do país à ordem constitucional.

"A UA condena sistematicamente qualquer mudança inconstitucional e, por consequência, condena a tomada de poder à força ocorrida em Níger", afirma Ping em um comunicado, no qual pede "o rápido retorno da ordem constitucional".

Ele destaca ainda que acompanha com preocupação o desenvolvimento da situação no país e que está em contato com o presidente da Comissão da CEDEAO (Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental), além de outros personagens internacionais envolvidos.

O Exército tomou o poder na quinta-feira em Níger. A junta militar derrubou o presidente Mamadou Tandja e dissolveu o governo.

Ao fim da tarde de quinta-feira, a estação de rádio estatal do Níger, " VOZ DO SAHEL" interrompia a sua programação normal substituindo-a por música marcial.

Na mesma altura, soldados tomaram de assalto o palácio presidencial, prenderam o Presidente Mamadou Tandja e levaram-no para um quartel militar.